Frases De Ordem

Fotos
|Nossa Música|Lutamos por|Como Participar|Vídeos|
Jornal CJOB|Informativo

“Juventude que ousa lutar,

constrói o poder popular!”

COMÍCIO NÃO PODE! MAS SE MUDAR DE NOME...

Os 25 anos do Bairro Jardim Felicidade, trazem a tona comemorações homogenizadas as suas mais perversas contradições
Nos dias 03 e 04 de Março de 2012, vários moradores do Bairro Jardim Felicidade e adjacências, compareceram nos mais diversos momentos que compunham a festividade.
Antecipadamente e nos dias do evento, era possível visualizar dezenas de faixas convidando a população para o evento ou parabenizando o Bairro pelo o seu aniversário. Mas a questão é que não foi feito um convite ou estendido faixas que convidassem a população local à construir o evento.
Essa metodologia de "fazer as coisas para a comunidade" escondem na verdade uma série de interesses, entre outros, o de se empoderar e ao mesmo tempo construir o evento de acordo os interesses particulares.
Entre a festividade, foram inseridos lá uma série de "representantes" do poder público que não perdem uma foto, mas o mais intrigante foi a presença do atual prefeito Márcio Lacerda.
Por suas atitudes, o Prefeito tem se declarado inimigo do povo, perpetuando uma cultura coronelista, onde os "donos" assumiam os cargos "públicos-representativos", o empresário Lacerda tem governado a favor dos interesses burgueses e fortalecendo-os ao tempo em que faz vista grossa aos problemas das periferias, da juventude, do meio ambiente, da moradia e dos direitos fundamentais como a saúde.
Mas as pressões populares tem feito o grande burguês recuar em alguns momentos, como no caso do aumento de salário dos vereadores, onde vetou, mas admitiu que eles mereciam o aumento.
Movimentos como o Fora Lacerda tem feito com que o atual prefeito passasse a frequentar alguns espaços em meio ao povo, tentando elevar a sua baixa aprovação popular, outras polêmicas como leis que impedem o usufruto de praças pela população e a privatização da saúde para enriquecer outros empresários tem enfurecido a população, ou ao menos a parte que já percebeu que prefeitos como este, seja de que partido for, não servem para nenhuma cidade.
No evento do próprio bairro, o Prefeito Lacerda driblou manifestantes do Movimento sem casa, que insistentemente tentam conversar com ele sem sucesso algum, para tanto, o Prefeito compareceu no dia anterior ao combinado. Nota se um grande esforço de seus cabos eleitorais do Jardim Felicidade em mascararem a atuação de tal. Uma barganha que os permitem permanecer no poder, iludindo o povo com promessas pintadas de favores, permitindo que as coisas apenas permaneçam como estão...
Contudo a festividade é valida, não nesse método, mas ao menos, a comunidade pode desfrutar de tudo um pouquinho (menos o de valorizar a participação popular nas decisões políticas)..
Músicos e dançarinos provenientes do próprio bairro animaram a galera, feirantes puderam se beneficiar financeiramente, houveram eventos ecumênicos, atividades esportivas, culturais e de recreação permitiram com que cada público pudesse curtir a sua maneira.



Apesar do Bairro já ter progredido em muitas questões estruturais nesses 25 anos e ter muitos exemplos e atuações positivas, a concentração de instituições na localidade e os "lideres comunitários" que há anos trabalham pelo bairro, ainda não tem conseguido promover projetos de sustentabilidade familiar significativa, número relevante de promoção de lideranças populares, avanços nas questões ambientais, instalação de espaços esportivos e culturais, e fim do extermínio da juventude. Resta pensar numa análise mais profunda se há ou não unanimidade em superar essas questões, ou se elas se tornam necessárias para que algumas lideranças ou organizações continuem a se perpetuar.

Parabéns ao Bairro Jardim Felicidade pelas pessoas que de fato trabalham pela justiça social, pelo empoderamento das pessoas, pela paz, educação e tantos outros projetos sociais, pessoais ou institucionais que não tem espaço ou não se interessam por este tipo de status em palcos como este montado nos 25 anos do Bairro Jardim Felicidade. Que venham as bodas de ouro!

Cleiton Henriques
Educador, Filósofo, Artista e Militante Social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário