Frases De Ordem

Fotos
|Nossa Música|Lutamos por|Como Participar|Vídeos|
Jornal CJOB|Informativo

“Juventude que ousa lutar,

constrói o poder popular!”

Participação no I Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude

Participação no I Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude

Plank, Cleiton e Thaís representaram lá a galera do coletivo da Juventude

I Acampamento Nacional do Levante Juventude

Cleiton Henriques 

Do dia 01 ao 05 de Fevereiro, aconteceu na cidade de Santa Cruz do Sul/ RS o Primeiro Acampamento Nacional do Levante Juventude.
Fala- se da presença de 19 Ônibus, cada um de um estado, tendo ainda outros grupos menores de outras localidades, incluindo de outros países, como Argentina, Moçambique, Haiti, Honduras, Equador, Venezuela etc. Atingindo uma média de 1200 jovens. Do Brasil, houve delegação que chegou a viajar por quatro dias para experienciar essa novidade que é o Levante Juventude para aplicá-la na sua região.
Boa parte dos jovens presentes, teve a experiência do Acampamento como uma das suas primeiras experiências políticas. Política que se incorporou em muita música, animação, participação, formação, paqueras e brincadeiras.
As paródias, ao som de "multi-instrumentos", levadas tão a sério quanto as músicas originais, substituíram as letras de pornografias ou de falácias, por palavras de luta, de participação e de união, agitando geral!

Das noites culturais, poucos "arredavam o pé", ao som de samba, forró, Rock, Funk, Rap etc. Mostrando que para divertir não é preciso ouvir qualquer coisa, pois há muitas músicas de qualidade e cheias de sentido, que ao invés de menosprezar ou oprimir a juventude e grupos minoritários, provoca neles reflexões e valorização de si.

As seis da manhã, os tambores e melodias despertavam os jovens militantes, muita tarefas e todos empenhados para executa-las, contrariando o discurso de que a juventude é desorganizada. Muitas problemáticas surgiram também, mas nada que tire o brilho desse grande evento, dessa estrela que começa a brilhar para o Brasil inteiro, que é o Levante Juventude. Houve durante o acampamento, muitas místicas e intervenções que nos envolviam mais ainda na temática, além da marcha, feira, debates, show, teatro, homenagens a lutadores do povo e banho de rio. A alimentação (sem agrotóxico) foi garantida pelo MPA, as suas melancias fizeram o maior sucesso!

No calor que beirava os 40º, podia- se ainda assim, ver as plenárias lotadas, muitas falas bonitas, instigantes e motivantes. Em unanimidade, todas elas, além das suas pautas específicas, descreviam a beleza daquele encontro e anunciavam o momento histórico, e que este Acampamento estava sendo um marco histórico, uma alavancada no processo histórico, de uma maneira que nunca se viu antes, com novos métodos, de um jeito bonito, animado, diferente. Mas não só os dirigentes e palestrantes viam isso, esse era um sentimento único, de que a juventude vai fazer a burguesia desse país tremer. "Estamos diante de um verdadeiro Levante".
Na organicidade do Movimento, além de uma coordenação Nacional, foram traçadas algumas pautas em comum para todo o país, e a tarefa de se construir o Levante em todos os cantos, no campo e na cidade.

Assim como os livros jamais dariam conta de contar todas as nossas histórias (Paulo Freire), transcrever o sentimento e as sensações adquiridas deste espaço que foi o Acampamento Nacional, seria impossível. A empolgação em que voltaram os jovens no desejo de organizar a juventude de sua região numa perspectiva revolucionária é sem igual, rumo ao Projeto Popular! ("Olha o novo, olha o povo que começa a despertar...")

Já com experiência adquirida no MTD, o que desencadeou no 1º Coletivo da Juventude e em sequência na participação da construção do Movimento do Levante Popular da Juventude de BH, a partir das minhas percepções, voltei do acampamento com a certeza de que todos deveriam se empenhar em fortalecer o Movimento do Levante Popular da Juventude, percebo um certo desgaste nos Movimentos Sociais, alguns acreditam que perdemos um tempo histórico, outros acham que acumulamos para um próximo tempo histórico. Atualmente poucos espaços formam os jovens para uma inserção na luta social e vejo esse movimento da juventude, como um instrumento que vai dar corpo aos movimentos e as lutas sociais.
Se queremos mesmo fazer uma revolução nesse país, não há sentido em fragmentar a juventude, mas fortalecê - la em um só nome: Movimento do Levante Popular da Juventude.


Imagens e informações:

2 comentários:

  1. Muito bom Cleiton, deu pra relembrar um pouco dos sentimentos que vivemos lá!!
    Tamo junto....

    ResponderExcluir
  2. OW Jean! Até a vitória sempre! abração!

    ResponderExcluir