Frases De Ordem

Fotos
|Nossa Música|Lutamos por|Como Participar|Vídeos|
Jornal CJOB|Informativo

“Juventude que ousa lutar,

constrói o poder popular!”

APOIO FRENTE ECOLÓGICA DO COLETIVO DA JUVENTUDE


MOVIMENTO DOS ATINGIDOS
 PELA OPERAÇÃO URBANA DO ISIDORO

CARTA ABERTA
Belo Horizonte, 2013
Tornamos público a criação do MOVA - Isidoro: Movimento dos Atingidos pela Operação Urbana do Isidoro, a partir da união  de moradores e organizações dos mais diversos segmentos, principalmente das Comunidades que serão impactadas com a Operação Urbana do Isidoro

Prezados (as),
            O Movimento dos Atingidos pela Operação Urbana do Isidoro – MOVA Isidoro foi criado a partir da preocupação de moradores que residem próximos a área que sofrerá intervenções instituídas pela Operação Urbana do Isidoro, inserida no corpo da Lei 9.959 de 20 de junho de 2010.
            As preocupações levantadas pelos participantes são das mais diversas, pois trata- se de um empreendimento na maior área verde de Belo Horizonte, em uma área que repentinamente passou de APP - área de proteção ambiental permanente para área de construção da nova regional de BH, respaldada na promessa de construção de milhares de imóveis na área, aumentando assustadoramente a população da região, o que impacta não só ecologicamente na área, mas em todo o seu entorno, no que diz respeito às mudanças climáticas, em aumento da poluição, aumento de transito pelas vias principais, em demandas pelo atendimento dos serviços públicos e outras.
            É preciso ainda, considerar sobre a contradição de um empreendimento de luxo nessa região, visando a Copa de 2014, de parceria entre empreendedores e PBH, sendo circulado por um bolsão de pobreza segundo os índices sociais de vulnerabilidade, sem se preocupar com a situação das famílias sem teto das comunidades vizinhas (em vista que os empreendimentos não serão para esse publico), da precariedade dos campos de futebol dessas comunidades e outros espaços de lazer e culturais inexistentes ou abandonados.
            O Mega empreendimento apresenta ainda diversas irregularidades na sua implementação, assim como vias de acesso ao empreendimento sem rumo definidos, o desconhecimento real dos seus impactos ambientais e remoções de famílias das comunidades vizinhas que vivem a incerteza. O empreendimento também desapropriou o histórico hospital internacional, que já há anos servia como asilo e que já sorrateiramente esvaziado, em breve servirá ao luxo de empresas hoteleiras.
            Sendo assim, pautas como Preservação Ambiental/ Parques ecológicos, Equipamentos Públicos, Transporte, Moradia, Responsabilidade Social e Empregabilidade - Formação, assim como a suas datas para implementação e acompanhamento público, são assuntos que não podemos deixar de tratar diante do tamanho do empreendimento que será construído.
            O Movimento é um grupo que busca consensuar as mais diversas pautas e agir a partir dos interesses comuns de seus componentes, sendo vinculado às entidades que são populares e organizações atuantes na cidade, no entorno e nos bairros vizinhos, próximos à referida área da Operação Urbana. Atualmente esse Movimento é formado por moradores principalmente dos bairros: Solimões, Jardim Felicidade, Floramar, Tupi Lajedo, Tupi Mirante e Etelvina Carneiro, que reivindicam a participação efetiva nos processos de decisão que envolvem a Operação supracitada.
            Desse modo, a formação desse Movimento fundamenta-se pela necessidade e importância do debate entre diferentes atores envolvidos direta e indiretamente no projeto de intervenção urbana. Busca reafirmar a necessidade de descentralização do poder, partindo do pressuposto que todos os representantes permitirão uma inserção locacional ampliada e qualificada para os debates e análises da Operação Urbana do Isidoro, junto às comunidades, ao poder público municipal, aos empreendedores e aos próprios proprietários.
            No sentindo de tornar esse Movimento mais forte e representativo pelas comunidades que serão diretamente afetadas por essa operação, convidamos a todos os interessados nessas pautas para manifestarem o seu apoio e/ ou se unirem a esse Movimento.
            Aguardando a sua posição favorável a esse movimento, esperamos nos reunir em breve, com luta, garra e união!

Atenciosamente, Frente de Articulação do
Movimento dos Atingidos pela Operação
Urbana do Isidoro – MOVA Isidoro
Movimento dos Atingidos pela Operação Urbana do IsidoroMOVA Isidoro
Rua Madre Gaetana Sterni, nº 27 – Jardim Felicidade  
Belo Horizonte – MG - CEP. 31770- 600
Email: movaisidoro@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário